segunda-feira, 31 de março de 2008

A Teoria do Cogumelo

"A minha idéia, depois de tantas cabriolas, constituíra-se idéia fixa. Deus te livre, leitor, de uma idéia fixa; antes um argueiro, antes uma trave no olho. Vê o Cavour; foi a idéia fixa da unidade italiana que o matou. Verdade é que Bismarck não morreu; mas cumpre advertir que a natureza é uma grande caprichosa e a história uma eterna loureira. (...)
Viva pois a história, a volúvel história que dá para tudo; e, tomando à idéia fixa, direi que é ela a que faz os varões fortes e os doidos; a idéia móbil, vaga ou furta-cor é a que faz os Cláudios, — fórmula Suetônio."
Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis

Pois é, apesar dos longos anos que me separam da leitura desse livro, a passagem que mais me marcou foi a da "idéia fixa". Tanto me marcou que eu, dali em diante, passei a acreditar que morreria de idéia fixa, tal como Brás Cubas. Na verdade não seria apenas de uma, mas de muitas idéias fixas, pois quando eu dou para ter uma idéia...
A ultima delas foi "A Teoria do Cogumelo", a qual só lembro do nome, e não faço a menor idéia do conteúdo. O fato é que ela é fruto de uma viagem, daquelas boas, vide o nome, mas que não me permitiram explicar na hora, talvez com razão, e eu acabo por perder a tal "teoria do cogumelo".
A questão é que mesmo assim consegui irritar muita gente falando sobre o assunto, que nasceu já como idéia fixa. Só que dessa idéia fixa surgiu essa idéia aqui, ó, essa que você está lendo.
Mas o caso é o seguinte, já irritei muita gente com as minhas idéias... na verdade talvez não as ideias, mas as convicções. É por isso que eu tenho certeza que essa será a causa da minha morte. Perdi as contas de quantas vezes bati no mesmo ponto até tudo explodir de vez.
Vide desentendimentos na semana passada, que em partes, foi provocado por uma idéia fixa.
Pelo que me lembro, a teoria do cogumelo surgiu baseada, literalmente, em "Alice no país das maravilhas", mas só lembro disso. Talvez a função da teoria do cogumelo fosse exatamente essa, um remedio, o emplasto de Brás Cubas, só que esse cura, até idéia fixa.



Nenhum comentário: